História

Image

O Início do Bandeirantes Rugby Clube

Em março de 1983, um grupo de jogadores oriundos de diversos colégios e faculdades de São Paulo decidiram montar um clube de rúgbi legitimamente brasileiro, que tivesse cultura e administração nacional. O objetivo maior da nova agremiação era o de jogar e mostrar ao mundo o rúgbi brasileiro.
O clube se originou de precursores que se iniciaram em 1977, ano em que jovens jogadores do Colégio São Luís em São Paulo se uniram a amigos que ingressavam na Faculdade Mauá para formar um time que jogou a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, o qual acabaram vencendo.
Ao clube, que pretendia ser um time que simbolizasse o rúgbi brasileiro, deu-se o nome de Clube de Rugby Bandeirantes, em homenagem às figuras históricas dos Bandeirantes de São Paulo, que desbravaram o Brasil de ponta a ponta.
Logo no seu primeiro ano de disputas ganhou o Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão de 1983, um grande e inédito feito que estimulou o clube a buscar novas conquistas e desafios que cercaram a sua história. Em 1984, disputou o acesso no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e conquistou o título, subindo para a Primeira Divisão, e desde então sempre esteve na elite do rúgbi paulista.
De 1985 até 1998, tornou se um clube vitorioso e conquistou todos os títulos possíveis dentro do rúgbi brasileiro, vencendo várias edições do Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa de Ouro, Torneio Início e Campeonatos de Sevens. Durante a década de 80, a agremiação cresceu em número de praticantes, adeptos e torcedores, tornando-se àquela altura um dos principais clubes de rúgbi do Brasil.

O clube realizou tours no exterior, contabilizando mais de 15 excursões por vários países do mundo, entre eles a Argentina e o Uruguai, países potencia do rúgbi das Américas, além dos Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Canadá, entre outros. Em 1992 representou o Brasil no Torneio de Sevens de Punta del Este, atendendo a um pedido urgente da antiga ABR - precursora da Brasil Rugby - para que fosse mantida a vaga para a Seleção Brasileira no torneio. O Bandeirantes de forma heróica e às suas expensas enfrentou o desafio, marcando definitivamente o nome do Brasil no renomado torneio. Ainda em campos internacionais, em 1995 conquistou de forma invicta o Torneio Internacional Mercosul na Argentina, feito inédito e histórico do rúgbi brasileiro.


Image

a parceria com o Saracens

Em dezembro de 2013 quando comemorava 30 anos de existência o clube anunciou parceria inédita na América do Sul com o Saracens, time inglês baseado em Londres. O Saracens é um dos clubes de rúgbi mais tradicionais e vencedores da Inglaterra e da Europa, e vem firmando parcerias com clubes de países com potencial para revelar talentos no rúgbi através da Saracens Global Network.
Com a parceira firmada o Bandeirantes passou a adotar o nome fantasia de São Paulo Saracens Bandeirantes, o que seria também uma forma de divulgar o clube inglês no Brasil. A parceria foi concebida como de muita importância para o rúgbi brasileiro e teria a duração inicial de três anos, seguindo até hoje; nela o clube inglês oferece suporte técnico e administrativo, além de dar ao Bandeirantes a possibilidade de receber atletas de outros países, bem como de seus jogadores fazerem testes nas instalações do clube inglês visando um maior desenvolvimento do esporte no país.

PRINCIPAIS TÍTULOS

Image

Band saracens Masculino

  • Campeonato Brasileiro de Rugby

    4 vezes campeão (1988, 1995, 2001, 2009)

  • Campeonato Brasileiro de Rugby série B

    2 vezes campeão (1983, 2018)

  • Campeonato Paulista de rugby

    5 vezes campeão (1990, 1996, 1998, 2000, 2003)

  • Campeonato Paulista de Rugby Série B

    campeão (1984)


Band Saracens Feminino

  • Campeonato Brasileiro de Rugby 7s feminino

    campeãs (2019)

  • Campeonato Paulista de Rugby Feminino

    4 vezes campeãs (2011, 2013, 2018, 2019)

  • Campeonato Paulista de Rugby Feminino

    6 vezes vice-campeãs (2007, 2008, 2009, 2012, 2015, 2017)

  • Campeonato Brasileiro de Rugby 7s Feminino

    vice-campeãs (2018)

Image